Sabes como formatar um PC? Apagar todos os ficheiros e aplicações do teu computador pode ser muito útil se, por exemplo, quiseres resolver problemas persistentes de software, remover vírus complexos ou até vender ou oferecer o teu computador antigo.
No entanto, muitas pessoas não sabem como formatar um computador corretamente ou têm medo de cometer erros fatais que apaguem anos de trabalho e documentos ou ficheiros importantes de uma só vez.
Felizmente, no artigo de hoje vamos dizer-te exatamente o que é formatar um PC, os diferentes tipos de formatação que existem e as vantagens da formatação. Vamos começar!
O que queres dizer com formatar um PC?
Formatar um computador é o processo que consiste em apagar todos os dados do disco rígido e restaurar o sistema operativo ao seu estado original, deixando o computador num estado semelhante ao que tinha quando saiu da fábrica.
Esta medida radical pode ser necessária por várias razões. Por exemplo, para remover programas de software ou vírus que colocam o computador em risco, ou para repor as predefinições do computador.
Tipos de formatação do computador
Formatação completa
Uma formatação completa ou “formatação de baixo nível” é um processo que apaga todos os dados do disco rígido e analisa todos os sectores do disco rígido em busca de erros.
Por outras palavras, elimina para sempre todos os dados, incluindo o sistema operativo e quaisquer ficheiros ou programas armazenados no disco rígido.
Este protocolo pode ser bastante demorado, mas pode ser muito útil para reparar um disco rígido danificado ou um disco rígido com sectores defeituosos.
Formatação rápida
Ao contrário da anterior, a formatação rápida remove todos os dados, mas não verifica o estado dos sectores do disco rígido.
Normalmente, esta é a melhor forma de formatar um PC, uma vez que é um processo muito mais rápido do que uma formatação completa e é eficaz na resolução da maioria dos problemas de software.
Diferenças entre formatar e reiniciar um PC
Embora estes termos sejam frequentemente utilizados para designar o mesmo processo, existem diferenças subtis entre repor e formatar um computador. Vamos dar uma olhada nelas:
- Formatação: envolve a eliminação de todos os dados armazenados no disco rígido e a reinstalação do sistema operativo. É a melhor forma de começar a utilizar o computador a partir do zero, corrigir problemas graves de software ou preparar o computador para venda ou doação.
- Repor: Repõe as definições do sistema operativo para os valores predefinidos, preservando os ficheiros, programas e dados pessoais do utilizador. É frequentemente utilizado para corrigir problemas menores ou restaurar o sistema para a sua configuração original.
Porque é que um PC deve ser formatado?
Existem várias razões pelas quais é essencial formatar um computador:
- O PC não liga ou demora muito tempo a arrancar.
- O computador está a funcionar muito lentamente
- Tens vírus ou problemas de segurança graves
- Queres vender ou oferecer o teu computador
Vantagens de formatar o teu dispositivo
A formatação de um computador pode ser muito útil para melhorar vários aspectos do desempenho, segurança e armazenamento do teu computador:
- Desempenho optimizado: a remoção de ficheiros desnecessários e malware liberta espaço no disco rígido, fazendo com que o sistema funcione de forma mais rápida e eficiente.
- Mais espaço livre: A formatação do teu PC permite-te eliminar grandes volumes de ficheiros, documentos e programas num único processo. Isto é especialmente importante se tiveres uma capacidade de disco bastante limitada.
- Resolução de problemas: Ao começar do zero, assegura que não existem problemas residuais que afectem o desempenho e a estabilidade do sistema.
- Remoção de vírus e malware: No caso de o teu computador estar infetado por vírus ou malware, a formatação é uma forma eficaz de remover estes problemas e garantir que nenhum software malicioso persiste após o processo.
- Reinstalação do sistema operativo: Ao formatar o teu PC, podes reinstalar um sistema operativo de reserva, sem quaisquer programas ou ficheiros adicionais que possam afetar o desempenho do sistema.
- Privacidade e segurança: Apagar todos os dados, aplicações e programas do teu computador é essencial para manter as tuas informações pessoais ou comerciais seguras. Especialmente quando revendes ou dás o teu computador.
O que deves fazer antes de formatar o teu PC?
Antes de formatar o teu computador, deves ter em conta que se trata de um processo irreversível e que terás de voltar a validar o teu nome de utilizador para voltares a usufruir das tuas ferramentas e programas favoritos.
Por este motivo, a VorPC recomenda-te que tenhas em conta estes pontos:
- Faz uma cópia de segurança: guarda todos os teus dados importantes num disco externo ou num espaço na nuvem para não os perderes.
- Reúne os teus discos e chaves de produto: tem à mão os discos de instalação do teu software ou sistema operativo e toma nota das chaves de produto.
- Transferir controladores de dispositivos: antes de formatar o PC, transfere os controladores mais recentes para os teus dispositivos (placas gráficas, placas de rede, controladores de áudio, etc.) a partir do sítio Web do fabricante. Isto simplificará a reinstalação do controlador após a formatação e garantirá que os teus dispositivos funcionam corretamente.
- Certifica-te de que tens o suporte de instalação do Windows: prepara o disco de instalação ou uma unidade USB de arranque para reinstalar o Windows após a formatação do computador.
Se precisares da Ferramenta de Criação de Média do Windows, podes transferi-la diretamente do site da Microsoft.
E assim, chegámos ao fim deste artigo. Esperamos que te tenha fornecido a informação de que necessitas sobre como formatar um PC e manter a tua informação privada segura.
Segue o nosso blogue se quiseres manter-te atualizado com os nossos conteúdos e ler outros artigos interessantes relacionados. Por exemplo, este tutorial com todos os passos necessários para que o teu computador se possa ligar ao wifi sem problemas.