Condições de garantia e devoluções VORPC
• Primeiros 15 dias desde a compra:
Se o equipamento apresentar algum problema técnico dentro dos primeiros quinze (15) dias consecutivos a contar da data de compra, proceder-se-á à substituição imediata da unidade. Tratamos de todo o processo, incluindo o envio, sem qualquer custo para o cliente.
• Do dia 16 ao dia 30:
A partir do dia dezasseis (16), a garantia cobre a reparação do equipamento. Nós gerimos a recolha do dispositivo. Caso não seja possível repará-lo, proceder-se-á à sua substituição.
É importante não manipular os componentes internos nem o sistema, já que isso pode anular a garantia. Por esta razão, os equipamentos incluem selos de segurança nas torres CPU e autocolantes de segurança nos portáteis.
Durante este período de 30 dias desde a data de compra, o cliente pode também solicitar a devolução dos artigos, e nós geriremos a recolha sem custo adicional.
• Após os 30 dias:
Passados os trinta (30) dias desde a compra, a garantia mantém-se em modalidade de reparação. Neste caso, o cliente deverá enviar o equipamento às nossas instalações. Se não for possível repará-lo, proceder-se-á à sua substituição, embora a reparação seja sempre a primeira opção de solução.
• Bateria de portáteis:
Dado que se trata de produtos recondicionados, a bateria pode apresentar uma autonomia ligeiramente reduzida em comparação com um equipamento novo. A duração da bateria depende do uso e da configuração do dispositivo. A bateria conta com uma garantia de seis (6) meses a partir da data de compra ou receção, e esta cobre unicamente o desgaste natural.
Esta cobertura faz parte do período de dois (2) anos de garantia total que oferecemos como fornecedores diretos dos equipamentos, respaldada com a correspondente fatura de compra.
A garantia cobre qualquer falha de hardware do equipamento a partir da data de compra. As falhas de software que o utilizador tenha instalado no equipamento informático, uma vez tenha recebido o seu pedido, e que provoquem algum falho no funcionamento normal do equipamento, não estarão incluídas na garantia. O utilizador assumirá os custos da recolha e envio do equipamento, e os custos de teste e deteção da falha.
Excluem-se as seguintes causas de falha da garantia:
- Falhas produzidas por golpes ou quedas do equipamento.
- Uso indevido do mesmo.
- Problemas da rede elétrica (trovoadas, quedas ou subidas de tensão, alterações de frequências).
- Ligação de fontes de alimentação não fornecidas com o equipamento.
- Problemas provocados por software, drivers ou vírus.
Ficará automaticamente anulada qualquer garantia perante qualquer das seguintes situações:
- Manipulação do equipamento por parte alheia à VORPC sem autorização prévia.
- Manipular qualquer selo de segurança dos equipamentos ou de qualquer dos seus componentes sem autorização prévia.
Em caso de falha do disco rígido e estando em período de garantia, a substituição do mesmo não compromete a recuperação da informação contida no disco defeituoso. É responsabilidade do cliente proteger a sua informação nele contida, não se responsabilizando a VORPC pelas perdas de informação que se possam ocasionar. Recomendamos realizar cópias de segurança da informação. Todas as reparações ou substituição de peças que estejam dentro da garantia realizam-se nas nossas instalações. O cliente tem que fazer chegar o equipamento às nossas instalações por qualquer forma disponível:
- Entregando o equipamento nas nossas instalações.
- Por transportadora. Neste caso, pode enviá-lo o cliente desde qualquer empresa de transporte juntamente com uma cópia da fatura ou orçamento, ou que a VORPC faça a recolha do equipamento no endereço indicado, sendo o cliente quem suporta o custo da recolha e entrega do equipamento.
O período de garantia em equipamentos reparados durante a mesma continuará a ser o mesmo período desde a data de compra. Em nenhum caso se ampliará a garantia por substituição de peças em mau estado. Não se aceitarão devoluções de computadores e/ou componentes reparados que previamente o cliente tenha dado o seu consentimento expresso de reparação e se tenha executado o serviço. No caso de que a falha de um equipamento em garantia seja causada por um problema de software, drivers e/ou vírus, o tempo investido na reparação será faturado e assumido pelo utilizador. Os equipamentos depositados no Serviço Técnico e que, após as revisões e testes, não apresentem anomalia ou defeito de hardware, será faturado o tempo empregue na revisão.
Produtos digitais
Não se aceitarão devoluções dos seguintes produtos, tal como estabelece o Real Decreto Legislativo 1/2007, de 16 de novembro, pelo qual se aprova o texto refundido da Lei Geral para a Defesa dos Consumidores e Utilizadores e outras leis complementares:
- O fornecimento de conteúdo digital que não seja prestado em suporte material quando a execução tenha começado com o prévio consentimento expresso do consumidor e utilizador com o conhecimento de que, em consequência, perde o seu direito de desistência. O que inclui os programas informáticos que tenham sido deslacrados pelo consumidor, assim como ficheiros informáticos, fornecidos por via eletrónica, suscetíveis de serem descarregados ou reproduzidos de forma imediata para uso permanente.
DESISTÊNCIA
A desistência do consumidor é de 14 dias nos quais o comprador pode anular o contrato, notificando a outra parte dentro dos prazos estabelecidos, sem necessidade de justificar a sua decisão e sem penalização de qualquer tipo.
Nestes casos, a Ecosistemas Informáticos España SL informa que o Texto Refundido da Lei Geral para a Defesa dos Consumidores e Utilizadores (TRLGDCU) estabelece várias opções para poder exercer o direito de desistência. Entre elas contempla a possibilidade de o fazer através da nossa plataforma de suporte solicitando a devolução e indicando a morada de recolha do pedido com o fim de encurtar os tempos e de que possa realizar a devolução de uma forma cómoda e sem demoras.
O consumidor só será responsável pela diminuição do valor dos bens resultante de uma manipulação dos mesmos diferente da necessária para estabelecer a sua natureza, as suas características ou o seu funcionamento.
O direito de desistência não será aplicável aos contratos que se refiram a:
-
A prestação de serviços, uma vez que o serviço tenha sido completamente executado, quando a execução tenha começado com prévio consentimento expresso do consumidor e utilizador e com o reconhecimento por parte deste de que é consciente de que, uma vez que o contrato tenha sido completamente executado pelo empresário, terá perdido o seu direito de desistência.
-
O fornecimento de bens ou a prestação de serviços cujo preço dependa de flutuações do mercado financeiro que o empresário não possa controlar e que possam produzir-se durante o período de desistência.
-
O fornecimento de bens confecionados conforme as especificações do consumidor e utilizador ou claramente personalizados.
-
O fornecimento de bens que possam deteriorar-se ou caducar rapidamente.
-
O fornecimento de bens lacrados que não sejam aptos para serem devolvidos por razões de proteção da saúde ou de higiene e que tenham sido abertos após a entrega.
-
O fornecimento de bens que, depois da sua entrega e tendo em conta a sua natureza, se tenham misturado de forma indissociável com outros bens.
-
O fornecimento de bebidas alcoólicas cujo preço tenha sido acordado no momento de celebrar o contrato de compra e que não possam ser entregues antes de 30 dias, e cujo valor real dependa de flutuações do mercado que o empresário não possa controlar.
-
Os contratos em que o consumidor e utilizador tenha solicitado especificamente ao empresário que o visite para efetuar operações de reparação ou manutenção urgente; se, nessa visita, o empresário prestar serviços adicionais aos solicitados especificamente pelo consumidor ou fornecer bens distintos das peças de substituição utilizadas necessariamente para efetuar as operações de manutenção ou reparação, o direito de desistência deve aplicar-se a esses serviços ou bens adicionais.
-
O fornecimento de gravações sonoras ou de vídeo lacradas ou de programas informáticos lacrados que tenham sido abertos pelo consumidor e utilizador depois da entrega.
-
O fornecimento de imprensa diária, publicações periódicas ou revistas, com a exceção dos contratos de subscrição para o fornecimento de tais publicações.
-
Os contratos celebrados mediante leilões públicos.
-
O fornecimento de serviços de alojamento para fins distintos do de servir de residência, transporte de bens, aluguer de veículos, alimentação ou serviços relacionados com atividades de lazer, se os contratos preveem uma data ou um período de execução específicos.
-
O fornecimento de conteúdo digital que não seja prestado em suporte material quando a execução tenha começado com o prévio consentimento expresso do consumidor e utilizador com o conhecimento de que perde o seu direito de desistência.
Uma vez recebidos o(s) produto(s), devolveremos o dinheiro conforme a forma de pagamento que tenha utilizado:
-
Se pagou com cartão, o reembolso será efetuado na sua conta num prazo de 48 a 72 horas. Uma vez realizado, se o seu cartão for de débito, o valor do reembolso poderá ver-se refletido num prazo de 3 a 5 dias úteis. Se o seu cartão for de crédito, verá o valor da devolução na próxima atualização do seu extrato.
-
Se o pagamento foi feito por transferência, solicitar-lhe-emos um número de conta para efetuar o reembolso. Tenha em conta que podem passar até 48h úteis até que se veja refletido na sua conta bancária.
-
Se pagou por financiamento, procederemos a realizar um cancelamento total ou parcial da quantia financiada conforme o caso.
-
Para o resto das formas de pagamento, solicitar-lhe-emos um número de conta para efetuar o reembolso.
Só será responsável pela diminuição do valor dos bens resultante de uma manipulação dos mesmos diferente da necessária para estabelecer a sua natureza, as suas características ou o seu funcionamento.